terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Brincadeira na infância

Trabalhamos com esse assunto na aula da professora Tathiane e sempre me interessei muito por isso, pois percebo em sala de aula como o brincar é importante para a criança.
Com esse momento, a criança aprende a lidar com alguns de seus sentimentos, começa a se socializar, a dividir, a pedir e exercita ainda o mundo das regras. Além disso, a criança pode abrir o leque de habilidades, como no “monta-tudo”, que ela aprende a encaixar, ou com uma simples bola, aprende a dominar a intensidade com que quer jogar a bola.
Além de exercitar o que está à seu alcance, a criança começa a aprender a alternância de papéis nas relações sociais, por exemplo: numa conversa entre adultos, sabemos esperar nossa vez de falar, ou ainda cooperamos com os colegas em determinados trabalhos. A criança aprende essa relação mesmo antes de perceber, pois um bebê quando quer sentir novamente a sensação de cócegas, ou numa simples brincadeira de jogar algo no chão para um adulto pegar, sabe como e quando agir.
O que me encanta na realidade são as brincadeiras de faz-de-conta, pois as crianças, além de usarem a criatividade, desempenham papéis sociais como papai e mamãe, irmão e até mesmo o cachorro algumas crianças gostam de interpretar.
Isso é muito bom para o desenvolvimento da criatividade o que leva principalmente a saída de situações problemas quando adultos.

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