terça-feira, 17 de novembro de 2009

O jogo na Educação Infantil



Piaget acredita que o jogo seja essencial na vida da criança. No inicio da vida, a criança aprecia o jogo por puro prazer, por gostar dos efeitos que o jogo lhe proporciona. Depois disso, de 2 a 6 anos, surgem os jogos simbólicos que executam a reprodução dos efeitos. Aos 7 anos começam a surgir os jogos com regras. Para Vygotsky a criança usa a convivência para ter acessos as informações. Aprendem as regras do jogo através dos outros, e não por mérito individual.
Sendo compreendido pela lógica do brinquedo e da criatividade, o jogo deveria encontrar mais espaço para ser entendido na educação. Para isso, o professor deve programar a rotina, levando em conta o espaço e o tempo para que sejam realizados esses jogos. Uma observação atenta pode mostrar ao professor que sua intervenção seria interessante para enriquecer a atividade desenvolvida.
É bom lembrar também que a criatividade e a imaginação que fazem um brinquedo. Não é preciso o dinheiro para que a criança se divirta e aprenda.

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